Wiliana Maiara do Nascimento


ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DA INTERNET COMO COMPANHEIRA NO PAPEL DE ENSINO APRENDIZAGEM


Introdução
Estamos inseridos em um tempo de recorrentes transformações no âmbito das tecnologias de comunicação e informação, compreendidas como apoio para a construção do conhecimento. As inovações históricas que apontam o ser humano na condição de agente participante da história proporciona novos enfoques historiográficos no viés social e cultural da sociedade, assegurando o uso de diferentes fontes históricas. Ultimamente não só os documentos escritos chamam a atenção do historiador, mas também uma outra série de documentos que podem problematizar a história de um determinado grupo social.

Neste contexto que se apresenta, o professor carece saber dominar as tecnologias em sua prática docente, não somente como recurso didático, mas como ferramenta adequada a todo o processo pedagógico.


Ensino de história e internet
A partir de fins do século XX, o profissional que trabalha com História na área educacional usufrui de acervos altamente ricos, como museus e bibliotecas virtuais, que sem duvida potencializam seus estudos e planos de aula. A partir do ano 1990, com a propagação dos computadores pessoais já como acesso à internet, o professor passou a realizar estudos em lugares remotos sem deixar a comodidade e conforto de seu lar. Os computadores ligados em rede interligaram o mundo, unindo lugares e pessoas. Incorporar estes novos recursos tecnológicos à atividade pedagógica pode significar um ambiente amplo com dinamismo, criatividade e uma interação relacionados à vida dos estudantes. Como afirma Marques & Caetano [2002 p.158]:


“Para a educação, a Internet pode ser considerada a mais completa, abrangente e complexa ferramenta de aprendizado. Podemos, através dela, localizar fontes de informação que, virtualmente, nos habilitam a estudar diferentes áreas de conhecimento.”


A internet consente um estudo ativo, como, por exemplo, possibilita uma leitura diferenciada de um texto, que muitas vezes se tornaria longo e exaustivo em uma leitura realizada em material impresso. O estudante conectado a rede pode explorar lugares e escutar canções citadas em um texto histórico, propiciando o ensino da disciplina de história dinâmica e criativa, pois o universo tecnológico permite também a integração nas redes sociais com outras plataformas de ensino. Libâneo [2000, p. 26] afirma que:

“Trata-se, assim, de capacitar os alunos a selecionar informações, mas, principalmente, a internalizar instrumentos cognitivos (saber pensar de modo reflexivo para aceder ao conhecimento. A escola fará, assim, uma síntese entre a cultura formal (dos conhecimentos sistematizados) e a cultura experimentada. Por isso, é necessário que proporcione não só o domínio de linguagens para busca da informação, mas também para a criação da informação. Ou seja, a escola precisa articular sua capacidade de receber e interpretar informação com a de produzi-la, a partir do aluno como sujeito do seu próprio conhecimento.”


A disciplina de História tem o compromisso de aproximar os conteúdos à realidade vivida pelo aluno, ultrapassando o ensino tradicional ou o famoso ensino “decoreba”, atualmente grande parte dos serviços está ligada a tecnologia, negar essa integração aos alunos é regredir no processo de ensino aprendizagem.


Desta forma o maior desafio do professor de história hoje é desenvolver métodos de ensino, que torne o aluno o próprio sujeito do processo de ensino e aprendizagem, ou seja, uma abordagem voltada ao progresso do ensino, instrumentalizada pela tecnologia de forma inovadora. Assim sendo  os meio de informação juntamente com a comunidade escolar devem atentar para atender as exigências e cumprir os novos papéis que lhe estão sendo destinados na formação de indivíduos aptos a enfrentar e responder a estas demandas, o professor deverá estar em permanente reflexão a respeito da educação que recebe e transmite.


O cuidado com o manuseio da internet
É de extrema importância o professor acompanhar o manuseio de seus alunos com o uso da internet. O que por um lado favorece o ensino-aprendizagem por outro também apresenta suas desvantagens. MORAN [2001, p.4 ] revela que:


“A questão fundamental não é a tecnológica. As tecnologias podem nos ajudar, mas, fundamentalmente, educar é aprender a gerenciar um conjunto de informações e torná-las algo significativo para cada um de nós, isto é, o conhecimento [...] Educar também é aprender a gerenciar tecnologias, tanto de informação quanto de comunicação. Ajudar a perceber onde está o essencial, e a estabelecer processos de comunicação cada vez mais ricos, mais participativos.”


Algumas escolas utilizam seus computadores para o simples ensino de informática, ensinando os alunos a mera digitação e pesquisas na Internet, ou apresentam a sala de informática trancada em que alunos nos podem usufruir dela. Muitas das pesquisas acontecem de forma equivocada, na qual os alunos apenas copiam e imprimem os primeiros textos encontrados nas páginas da Internet, contribuindo para o baixo desenvolvimento intelectual dos mesmos. Além disso, outro problema é que a Internet oferece distintas probabilidades de busca, e as suas páginas muitas vezes seduzem os alunos com um deslumbramento com as imagens e sons encontrados e tiram o foco principal que é a interpretação. Deste modo os alunos não considerarem o conteúdo, consumindo a informação de modo rápido, sem refletir sobre o conteúdo. Santos ressalta que:


“Ensinar utilizando a Internet pressupõe uma atitude do professor diferente da convencional. O professor não é o informador, aquele que centraliza a informação. [...] Sua primeira tarefa é sensibilizar os alunos, motivá-los para a importância da matéria, mostrando entusiasmo, ligação da matéria com os interesses dos alunos, com a totalidade da habilitação escolhida.” [Santos, 2012, p.12]


Os professores em geral precisam se dispor de métodos interativos e socializadores para estimular uma aprendizagem significativa e romper com métodos tradicionais.


Conclusão
A utilização da Internet pelos alunos deve ser monitorada por um professor, fazendo evitar acessos a sites não confiáveis e que desviem do caminho que é proposto. É preciso ainda, que o mesmo professor conheça as particularidades de cada aluno, bem como o ritmo, sugerindo aos alunos sites que contenham informações confiáveis, incentivando a discussão do conteúdo, questionando e promovendo a construção do conhecimento.

A Internet faz com que as pessoas se comuniquem em questões de segundos, estas devem estar preparadas para lidar com a variedade de trocas de informações que ocorrem. Esse é um desafio que se apresenta não só ao professor de história, mas, no geral, é preciso conciliar essa variedade de informações e as fontes de acesso, selecionar as informações mais importantes e facilitar a compreensão de uma maneira mais profunda a fim de que os alunos aprendam de forma segura e significativa.


Referências
Wiliana Maiara do Nascimento é graduanda no curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, Adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente, 5º ed. – São Paulo: 2000, Coleção Questões da Nossa Época. 103 p.

MARQUES, Adriana Cavalcanti & CAETANO, Josineide da Silva, Utilização da Informática na Escola In: MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo (Org.). Novas tecnologias na educação:reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.

MORAN, J. M. Novos desafios na educação - A internet na educação presencial e virtual. Pelotas: Editora da UFPel, 2001. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/novos.pdf Acesso em: 07 de março de 2018.

SANTOS, A. F. P. Uso de tecnologias digitais em atividades do ensino fundamental: Uma experiência com alunos da rede municipal de Vesparsiano. Uberlandia: EDUFU, 2012. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/06/volume_2_artigo_014.pdf Acesso em: 07 Março de 2018.

19 comentários:

  1. Olá prezada comunicadora, parabéns primeiramente pelas reflexões trazidas a esse simpósios, seu texto me fez refletir sobre a própria questão da interdisciplinares, uma aula de história juntamente com o professor de informática, em que possa possibilitar a realização do que tu propõe no artigo. Pois as crianças e os adolescentes tem bastante acesso a internet principalmente pelo celular e paginas como Facebook, orientar os alunos sobre o uso e cuidados principalmente com as fake news é um trabalho interessante que o professores podem estar fazendo. Gostaria de saber se a cara comunicadora ja aplicou ou teve a oportunidade de instrumentalizar em sala de aula a utilização da internet como companheira de aprendizagem e como foi a recepção dos alunos, e se isso melhorou nas próprias pesquisas individuais ou coletivas que é passado para eles nas aulas de História e como ou em que aula foi usado essa abordagem com eles ?
    Att, forte abraço.
    Eliandra gleyce dos passos Rodrigues

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    1. Olá Eliandra!
      Realmente estamos todos a mercê de notícias falsas por toda a rede. É de estrema importância orientar seus alunos quanto a elas, seja para pesquisa escola ou até mesmo de uso pessoal. Eu trabalho em uma instituição privada ainda de pequeno porte que não oferece uma sala de informática, impossibiltando assim um contato mais direto entre uma aula de historia juntamente com esse meio eletrônico. Contudo, ministro em minhas aulas orientações de como se usar a internet ao favor do estudo, de início observei a total falta de interesse dos alunos em checar a fonte que procuram suas pesquisas, bem como a forma que entregavam essas pesquisas (Apenas copiavam, colavam e me entregavam. Com um trabalho de orientação de como navegar, organizar ideais e determinar um modelo de entrega, pude notar um maior cuidado da parte deles no manuseio da internet quando se envolve qualquer disciplina da escola. O que é bom para ambas as partes.


      Att,
      Wiliana Maiara do Nascimento

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  2. Parabéns pela sua comunicação. Queria saber como tem sido sua experiência como professora de História. Para que faixa etária você leciona. E também qual a infraestrutura das salas de aulas, escolas e/ou universidades de sua experiência. Existem condições para o uso dessa ferramenta?
    Rosilene Dias Montenegro.

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    1. Rosilene, Boa tarde!
      Atualmente trabalho em uma instituição privada com alunos de quinto a nono ano. Por enquanto não temos sala de informática para aplicar diretamente as ideias aqui expostas. Contudo, em uma aula nirmal dentro de sala de aula com até mesmo um projetor é possivel ministrar orientações importantes aos aluno, de navegação e organização!

      Att,
      Wiliana Maiara do Nascimento

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Pode-se dizer que muitas escolas públicas não tem esse acervo de computadores ( sala multimidia) porém o professor de história tem que esta sempre utilizando novos métodos que prendam a atenção do aluno, desta forma a utilização do Smartfones seria uma melhor saída para uma metodologia, a qual poderia prender a atenção do aluno?

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    ANA PAULA LIMA CUNHA

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    1. Cara Ana,
      Novos métodos sempre são bem-vindos em qual que seja a aula. Possivelmente com um planejamento a utilização de Smartfones pode sim se tornar aliado de uma aula de História. Lembro que qualquer método que supere um ensino tradicional decoreba, que insira o aluno no modelo reflexivo e responsável é de grande valor!


      Att,
      Wiliana Maiara do Nascimento

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  5. cicero casciano nogueira de oliveira10 de abril de 2018 às 16:33

    primeiramente quero lhe parabenizar pelo texto, qual a sua opinião sobre o uso dessas comunicações nas aulas de historia? e se essa ideia de usa-las na sala de aula e um jeito que o professor usa para não dar aula, isso e verdade mesmo?

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    1. Atualmente grande parte dos serviços está ligada a tecnologia, não fazer uso delas é que de certa forma regredir no ensino aprendizagem, não apenas falando da disciplina de História, mas no geral.De forma alguma o uso destes métodos se tornam desculpas para não se dar aula, até porque existe todo um planejamento anterior a ser executado.


      Att,
      Wiliana Maiara do Nascimento

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  6. Ola boa noite parabens pelo texto e "A utilização da Internet pelos alunos deve ser monitorada por um professor, fazendo evitar acessos a sites não confiáveis e que desviem do caminho que é proposto. É preciso ainda, que o mesmo professor conheça as particularidades de cada aluno, bem como o ritmo, sugerindo aos alunos sites que contenham informações confiáveis" coo trabalhar co as fakenews em sala de aula?

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    1. Olá Ana Paula,
      A orientação aos alunos quanto os problemas que pode acontecer com o copiar ou compartilhamento de fake news vai ser o essencial. Eles devem ter essa noção podendo até levar para o lado pessoal, no caso das redes sociais.


      Att,
      Wiliana Maiara do Nascimento

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  7. Primeiramente parabéns pelo texto e pela reflexão. Recentemente pesquisei esse tema (Ferramentas digitais no ensino de História), um dos pontos que verifiquei é que ainda há um grande despreparo dos professores para a utilização do computador e internet respectivamente... Além do que a falta de estrutura nas escolas públicas em geral. Em sua opinião é possível encontrar soluções em curto prazo para essas duas dificuldades, ou somente em longo prazo?

    Marcel Sousa de Matos

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    1. Olá Marcel,
      Creio que a longo prazo, são tantos os entraves para esse despreparo dos professores, por isso deve-se cada um buscar um tipo de formação continuada para que possam inseri-se nesse mundo tão atrativo para os alunos tornando-o objeto de interesse mutuo no ambiente escolar.

      Att,
      Wiliana Maiara do nascimento

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  8. Primeiramente, obrigado por compartilhar seu trabalho conosco. Quero expor aqui alguns aspectos da minha cidade (Xinguara-PA), pois acho que para a pergunta que farei poderá enriquecer mais um pouco sua reflexão sobre a pergunta. Na cidade existe uma sala de informatica e uma biblioteca, ambos públicos, onde os alunos e a comunidade tem acesso aos computadores, e tendo em vista que o professor precisa estar "conectado" a realidade dos alunos, pois nem todos os alunos possuem celulares smartphones ou computadores, e em algumas escolas ou cidades podem não ter computadores disponíveis para os alunos. Em qual turmas (Fundamental ou Médio) você acredita que a internet pode ser usada com mais intensidade em que turmas específicas?
    Outro problema aparente é o uso da internet na construção de trabalhos de pesquisa escritos, pois os alunos tendem a usar muito o "CTRL+C e CTRL+V" (copia e cola), assim como fazem com os livros didáticos em diversos momentos, além disso, as informações prontas estão a um click proporcionando facilidade porém uma falta de criticidade do aluno em maior peso, limitando assim a formação de consciência crítica dos alunos. Em sua opinião o que pode ser feito para amenizar esse problema?
    Quero mais uma vez te parabenizar por esse trabalho!
    Jonathan Evangelista de Araujo

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  9. Olá Jonathan,
    Creio que turmas do ensino médio estão mais aptas em adapta-se para o uso correto da internet em sala de aula, por terem certa maturidade e entendimento melhor que alguns alunos do ensino fundamental. Em relação aos trabalhos, creio que é o maior desafio a ser lidado com o uso da internet, mas creio que haja solução, no momento que o professor aceita esses trabalhos apenas copiados ele estará incentivando o ato a se repetir outras vezes. É preciso bom senso por parte do professor orientar seus alunos quanto a forma de pesquisa que deseja, falar sobre plágio, organização do mesmo, etc. A solução portanto parte também de dentro da sala de aula.


    Att,
    Wiliana Maiara do Nascimento

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  10. Oi Wiliana tudo bem?

    Gostei muito da sua pesquisa, pois já fiz um artigo do assunto.

    Principalmente onde diz:
    “A questão fundamental não é a tecnológica. As tecnologias podem nos ajudar, mas, fundamentalmente, educar é aprender a gerenciar um conjunto de informações e torná-las algo significativo para cada um de nós, isto é, o conhecimento [...] Educar também é aprender a gerenciar tecnologias, tanto de informação quanto de comunicação. Ajudar a perceber onde está o essencial, e a estabelecer processos de comunicação cada vez mais ricos, mais participativos.”

    Realmente a tecnologia em si n]ao traz resultados, como você acha que deve ser feito esse gerenciamento da tecnologia?

    Pergunto pois no aspecto da implementação de tecnologias, penso que

    Nem sempre é tão fácil utilizar recursos tecnológicos como parece, para muitas pessoas isso ainda é um obstáculo, muitos professores ainda não conseguem assimilar o uso dessas tecnologias na educação, outros ainda se sentem desconfortáveis com a utilização dessas tecnologias em sala de aula.
    Devido esse fato, o que tem acontecido em muitos casos, são adaptações nas formas de lecionar, uma falsa inserção dessas tecnologias, mas grande parte das vezes erroneamente, não na inclusão, mas na forma de utilizá-las, sem fazer nenhuma alteração na estrutura básica nem no planejamento das aulas.
    Antes de tudo, é preciso uma conscientização dos educadores com relação à mudança de paradigma, pois sem uma real mudança a tecnologia não será utilizada de forma eficaz.


    Dessa forma, assim nos expressamos eu e Alessandro (autor também deste artigo) no seguinte artigo que publicamos chamado O USO DAS TIC’S NO ENSINO DE HISTÓRIA, está em: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1474

    Depois de uma olhada!

    Abraços,
    Monica

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  11. Olá, Maiara!
    Parabéns pelo texto!
    Se você é professora, ou no caso de nós que somos professores, percebemos o quanto as tecnologias podem nos ajudar na aquisição de conhecimento, mas também o quanto o seu uso pode prejudicar o ensino. Vivemos num momento em que os alunos ao fazer trabalho de casa, principalmente pesquisas, percebemos que estes são copiados e colados, deixando a prática da leitura e reflexão de lado. Como você vê essa questão?
    Abraço.

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  12. Olá Wiliana.

    A comunicação relata a possibilidade da internet como mecanismo no processo de ensino aprendizagem. O professor passa a ser mediador diante das várias possibilidades oferecidas pela tecnologia. No entanto, muitos professores ainda não dominam corretamente a internet voltado ao ensino. Neste sentido, como tornar eficiente a introdução irreversível da internet na escola sabendo que muitas escolas ainda adotam apenas o quadro e o giz como ferramenta no ensino?

    JULIO JUNIOR MORESCO

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